Endereço

Departamento de Estatística – UFV
Av. Peter Henry Rolfs, s/n
Campus Universitário
36570.977 – Viçosa, MG
Tel.: +55 (31) 3899-2398
E-mail: det@ufv.br

Breve Histórico

prediodet
A aplicação de métodos estatísticos em pesquisas realizadas na UFV se iniciou efetivamente com o surgimento dos primeiros cursos de pós-graduação na década de 60, e com a criação do Centro de Processamento de Dados, CPD, dirigido pioneiramente pelo professor Fábio Ribeiro Gomes. As primeiras aplicações dos métodos estatísticos ocorreram nos projetos de pesquisa coordenados por professores recém treinados no exterior onde cursaram disciplinas em estatística. Nessa época, as análises estatísticas de experimentos, tais como análises de variância e de regressão, ainda eram processadas, computacionalmente, na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, com a qual a UFV era conveniada. No final da década de 60 a UFV adquiriu seu primeiro computador digital, um IBM 1130, com 16 kbytes de memória, para o qual, diversos sistemas de programas foram desenvolvidos, especialmente para análise de dados estatísticos e para otimização.

A partir de 1971, os professores da área de estatística foram lotados no recém criado Departamento de Matemática. Nesta época, estes docentes ministravam aulas de Matemática e Estatística para os alunos dos cursos então existentes. Em 1992, foi criado o Departamento de Informática e para ele foram transferidos os professores das áreas de Ciências da Computação e  Estatística.

O Departamento de Estatística (DET) da Universidade Federal de Viçosa foi criado em 4 de junho de 2009 pela Resolução do CONSU 5/2009. Atualmente, o departamento conta com um total de 13 professores, todos doutores. Grandes esforços foram realizados para capacitar este corpo docente no nível de doutorado, com o objetivo de criar o seu Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria, em outubro de 2006. Estes docentes têm participado ativamente no ensino de graduação e de pós-graduação da UFV. Atualmente 34 cursos de graduação têm uma ou mais disciplinas de estatística em seu currículo como disciplinas obrigatórias e outros 5 cursos de graduação possuem disciplinas optativas de estatística. Todo semestre, aproximadamente 1500 estudantes de graduação matriculam-se nestas disciplinas, havendo um atendimento médio de 125 alunos/docente/período. Além disso, em suas atividades junto aos cursos de graduação da UFV, os professores do departamento de estatística também orientam monitores, estagiários e bolsistas de iniciação científica.

Além de atuarem em seu próprio Programa de Pós-Graduação, os docentes de Estatística atuam, também, em quase todos os programas de pós-graduação da UFV, seja como docentes, membros de comissões orientadoras, membros de bancas de qualificação, defesa de tese e de dissertação. Adicionalmente, os docentes em Estatística participam como líderes ou co-líderes em diversos projetos de pesquisa desenvolvidos nesta instituição, os quais na sua grande maioria são totalmente ou parcialmente financiados pelas instituições de fomento nacionais.

Em nível de extensão, estes docentes têm ministrado cursos que visam o aprimoramento em estatística de estudantes, professores e técnico-administrativos.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress