Endereço

Departamento de Estatística – UFV
Av. Peter Henry Rolfs, s/n
Campus Universitário
36570.977 – Viçosa, MG
Tel.: +55 (31) 3899-2398
E-mail: det@ufv.br

Graduação

Apesar de não oferecer o curso de graduação em Estatística, o DET atende uma média anual de 3000 alunos de graduação e de Pós-Graduação de vários cursos do Campus de Viçosa.

Disciplinas oferecidas para a graduação:

EST103 – Elementos de Estatística 4(4-0) I e II.

Teoria elementar de probabilidade. Variáveis aleatórias discretas. Distribuição normal. Estatística descritiva. Medidas de posição, dispersão e correlação linear. Noções de regressão linear simples. Testes de hipóteses. Aplicação da análise de variância – classificação simples.

EST105 – Iniciação à Estatística 4(4-0) I e II. MAT140 ou MAT141 ou MAT146.

Conceitos introdutórios. Estatística descritiva. Regressão linear simples e correlação amostral. Introdução à teoria da probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Funções de variáveis aleatórias. Esperança matemática, variância e covariância. Distribuições de variáveis aleatórias discretas e contínuas. Testes de significância: qui-quadrado, F e t.

EST106 – Estatística I 4(4-0) I e II. MAT140 ou MAT141 ou MAT146.
Conceitos introdutórios. Estatística descritiva. Tópicos gerais de probabilidade. Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade. Algumas distribuições de variáveis aleatórias discretas e contínuas. Testes de significância. Intervalo de confiança. Noções de técnicas de amostragem. Regressão linear e correlação.

EST220 – Estatística Experimental 4(4-0) I e II. EST103 ou EST105 ou EST106.
Testes de hipóteses. Testes F e t. Contrastes. Princípios básicos da experimentação. Procedimentos para comparações múltiplas: testes de Tukey, Duncan e Scheffé e t. Delineamentos experimentais. Experimentos fatoriais e em parcelas subdivididas. Regressão linear. Correlação.

EST430 – Controle Estatístico da Qualidade e de Processos 4(4-0) II.  EST220.
Coleta e a qualidade dos dados. Ferramentas básicas. Medidas e modelos de confiabilidade. Cartas de controle. Amostragem. Normas para amostragem. Amostragem em produção contínua. Uso de análise de variância e da regressão. Metodologia de superfície de respostas. EVOP – ”Operação Evolutiva”.

 


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress